FDBM em Matinha: um dia inesquecível - agosto 29, 2018

Com o intuito de aproximar cada vez mais a nação baixadeira, aconteceu, no último domingo (26/08), o Fórum em Defesa da Baixada Maranhense (FDBM). O evento foi realizado no município de Matinha e serviu para traçar os projetos do Fórum na Baixada Maranhense. Dentre eles, a construção dos Diques da Baixada, a instituição de Academias na Baixada e a criação de Bosques na Baixada, como o Bosque de Paricás em Paricatiua.
Foi uma excelente oportunidade para conhecer os projetos do FDBM, ouvir palestras de alto nível, como a proferida pelo engenheiro civil Alexandre (TCE); o professor mestre Manoel (UFMA) e com o professor dr. Gusmão (UEMA). Serviu, também, para dirimir dúvidas e colher sugestões sobre projetos ambientais.
Foi organizada uma concorrida expedição que saiu de São Luís às 4 horas da manhã, em ônibus cedido pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA). A Academia Perimiriense também organizou expedição. As expedições foram recebidas no Povoado Ponta Grossa, pelos anfitriões Ângela e César, ocasião em que foi servido um café da manhã.
O evento iniciou-se com a execução do Hino do Município, na voz de Simão Pedro, cantor lírico e membro da Academia Matinhense de Ciências, Artes e Letras (AMCAL), que foi acompanhado pelos matinhenses – um momento de grande emoção.
Os presentes foram saudados pelos chefes dos poderes executivo e legislativo, pela presidente do FDBM e pelo Presidente da AMCAL, que destacaram a importância do encontro.
A primeira palestra foi sobre os Diques da Baixada, em que Dr. Alexandre destacou a necessidade da construção dos diques com a dupla finalidade: reter a água doce nos campos por mais tempo, evitando o flagelo da seca, bem como conter a invasão da água salgada nos campos, que seria um desastre para o ecossistema da Baixada.
O interesse sobre o tema dos Diques da Baixada foi geral, com vários questionamentos e sugestões, inclusive que se faça uma Carta-Compromisso, que seria assinada pela classe política da Baixada, bem como exibir vídeos de animação sobre o tema, a palestra foi encerrada como um sonoro: “Diques da Baixada Já”!
Na sequência, foi apresentada uma dança portuguesa, que na ocasião recebeu um certificado de reconhecimento, fornecido pela Secretaria de Cultura do Estado. Ao meio dia, foi servido um almoço aos presentes.
No início da tarde, houve a palestra do Professor Manoel, Coordenador do Curso de História da UFMA e gestor do Projeto Academias na Baixada, destacando a importância da criação de academias na Baixada. O mestre chamou atenção pela sua empatia com o público, pela capacidade de usar palavras mesclando o erudito e o popular, explicando ou indicando léxicos desconhecidos para pesquisa.
A última palestra foi sobre “Paricás em Paricatiua”, proferida pelo Dr. Gusmão Araújo, que explicou que o projeto visa o plantio mudas de Paricás no povoado cujo nome significa abundância de Paricás, porém, a planta foi extinta do lugar. Ao final, o palestrante doou duas mudas de Paricás ao anfitrião do evento, César Brito, bem como se disponibilizou a ajudar na formação de um Bosque de Mangueiras em Matinha. A ideia foi prontamente aceita pela Prefeita Linielda de Eldo, presente ao evento.

O sucesso do encontro originou poesias, palavras de agradecimentos e vários sentimentos de gratidão ao município, à prefeita e sua equipe, aos forenses, aos expedicionários, aos palestrantes e aos anfitriões, registrem-se algumas manifestações:
1) “nosso encontro foi poético! Com todos os sentidos polissêmicos possíveis... Sinto-me particularmente feliz”;
2) “o último domingo de agosto de 2018, ficará deveras nas memórias e corações destes baixadeiros e baixadeiras  que fazem, vivem; são  protagonistas e sujeitos de suas histórias. Avante FDBM”;
3) “ficamos encantados com tanta beleza do lugar, agradecidos pela acolhida e deslumbrados com tanto conhecimento adquirido no dia de ontem, obrigada a todos, parabéns pele o excelente evento”;
4) obrigado por ter nos proporcionado um dia tão feliz em seu Santuário Ecológico. O meu presente de aniversário hoje recebi ontem, por ter conhecido tanta gente inteligente e inspiradora, cheia de ideias e entusiasmo”;
5) “é com sentimento de realização e muita satisfação, enquanto Prefeita da minha amada Matinha, que agradeço de coração a todos que estiveram presentes no evento deste domingo, em Ponta Grossa”;
6) “evento que só veio engrandecer o nosso município com tantas informações trazidas pelos senhores para nosso desenvolvimento ambiental, cultural, social e principalmente como cidadã”.
Foram tantas manifestações de carinho que o FDBM só tem palavras de agradecimentos aos matinhenses, forenses e todos que compareceram ao Santuário Ecológico de Ponta Grossa, para demonstrar interesse pelos temas que ajudarão no desenvolvimento da Baixada. Viva a Baixada!!