Prefeitura de Matinha promove lançamento dos programas ID Jovem e Inova Jovem

A Prefeitura de Matinha aderiu a dois importantes programas sociais voltados para a juventude do município. Trata-se do ID Jovem e o Inova Jovem. A solenidade de lançamento aconteceu no último dia 29 de junho, no auditório do Sindicato dos Servidores Públicos, com a presença da prefeita Linielda de Eldo; do secretário Nacional de Juventude, Francisco de Assis Filho; da secretária municipal de Juventude, Vivânia Gonçalves Ferreira; demais secretários; vereadores e a comunidade em geral.
Tanto o programa ID Jovem como o Inova Jovem são gerenciados pela Secretaria Municipal de Juventude da Prefeitura de Matinha, que auxilia os jovens do município com informações e também promoverá a formação através de cursos do Inova Jovem.

ID JOVEM
A Identidade Jovem, ou simplesmente ID Jovem, é o documento que possibilita acesso aos benefícios de meia-entrada em eventos artístico-culturais e esportivos e também a vagas gratuitas ou com desconto no sistema de transporte coletivo interestadual, conforme disposto no Decreto 8.537/2015 .
São milhões de brasileiros entre 15 e 29 anos que terão maior acesso aos direitos garantidos pelo Estatuto da Juventude – Lei nº 12.852/2013.
A QUEM SE DESTINA?
A ID Jovem é destinada às pessoas com idade entre 15 e 29 anos, pertencentes à família com renda mensal de até dois salários mínimos e inscritos no Cadastro Único do Governo Federal, com informações atualizadas há pelo menos 24 meses.
CONDIÇÕES
Ter entre 15 e 29 anos
O benefício vale também para não estudantes.
Estar inscrito no Cadastro Único do Governo Federal
Para incluir ou atualizar seus dados, procure o Centro de Referência de Assistência Social - CRAS ou o setor responsável pelo Cadastro Único da sua cidade.
Estar com o Cadastro atualizado
Possuir cadastro atualizado no Cadastro Único há pelo menos 24 meses.
Ter renda familiar de até dois salários mínimos
A renda familiar mensal não pode ultrapassar dois salários mínimos.
Saber o NIS
Você precisa ter em mãos o Número de Identificação Social. Não sabe o seu? Consulte seu Cartão Cidadão, no extrato do FGTS ou na sua Carteira de Trabalho.
VANTAGENS
Cultura - Com a ID Jovem fica assegurado o pagamento de meia-entrada – 50% do valor cobrado no ingresso ao público em geral – em eventos artístico-culturais e esportivos
Lazer - Com a ID Jovem fica assegurado o pagamento de meia-entrada – 50% do valor cobrado no ingresso ao público em geral – em eventos artístico-culturais e esportivos
Esporte - Com a ID Jovem fica assegurado o pagamento de meia-entrada – 50% do valor cobrado no ingresso ao público em geral – em eventos artístico-culturais e esportivos
Transporte - São reservadas por viagem, duas vagas gratuitas em cada veículo, comboio ferroviário ou embarcação do serviço convencional de transporte interestadual de passageiros
Shows - Com a ID Jovem fica assegurado o pagamento de meia-entrada – 50% do valor cobrado no ingresso ao público em geral – em eventos artístico-culturais e esportivos
Teatro - Com a ID Jovem fica assegurado o pagamento de meia-entrada – 50% do valor cobrado no ingresso ao público em geral – em eventos artístico-culturais e esportivos.

INOVA JOVEM
O Inova Jovem oferta curso de 30 horas em que o jovem aprende a elaborar um plano de negócios, logomarca da empresa e capacitação para tocar o empreendimento. Depois do curso, por um período de três meses, os jovens são acompanhados por consultores e poderão tirar dúvidas por telefone.
Entre os principais objetivos do projeto estão promover a emancipação financeira dos jovens e suas famílias, gerar renda, reduzir a condição de vulnerabilidade, disseminar a cultura do empreendedorismo nas comunidades e contribuir para o desenvolvimento da economia local.
Eles estudam o cenário econômico local e identificam que tipo de negócio, serviço ou produto pode ser explorado em sua região. A capacitação promovida pelo Inova Jovem permite ao jovem ter contato com todas as ferramentas que ele precisa para desenvolver sua ideia, fazer com que ela seja conhecida dentro de sua comunidade e para tocar o negócio.